5 Dicas para Manutenção de Chiller

Os chillers destinam-se a ajudar nossos negócios a crescerem enquanto cortam custos, mas fatores como evaporadores e condensadores sujos, vazamento de refrigerante e outros problemas inesperados podem aumentar rapidamente os custos. A operação de chillers em seu desempenho máximo pode consumir muito, mas no final reduzirá os custos.

A Manutenção de Chiller avançou significativamente ao longo dos anos. A indústria está se movendo em direção a programas de manutenção de demanda e se afastando da manutenção de cronograma pré-determinado.

Seja qual for o tipo de chiller que você possui ou em que tipo de indústria você atua, aqui estão 5 dicas de manutenção para ajudar a manter a eficiência do seu chiller.

Registros diários:

Um registro diário deve ser sempre o primeiro passo para a manutenção do seu chiller. Manter um registro permite que você tenha um histórico registrado das condições operacionais, como temperatura, pressão, níveis de fluido e taxas de fluxo. A tecnologia moderna permite que você inspecione os resfriadores continuamente, em vez de a cada dois meses. Ter um relatório diário de manutenção por permitirá que quaisquer problemas sejam detectados rapidamente.

Evaporadores, condensadores e obstruções:

A eficiência da transferência de calor é um aspecto crítico do desempenho de um chiller. Sujeira, minerais e detritos estranhos podem aumentar a resistência térmica e prejudicar o desempenho geral dos chillers. Uma temperatura de condensação mais alta é um indicador de que a transferência de calor do condensador está diminuindo. Os tubos do condensador devem ser escovados pelo menos uma vez por ano para mantê-los limpos e livres de contaminantes.

Obstruções na entrada de ar nos condensadores e na saída de ar dos ventiladores é outro indicador de que a transferência de calor do condensador está diminuindo devido ao baixo fluxo de ar.

Outro ponto a ser observado é a recirculação de ar quente que sai dos ventiladores e entra nos condensadores, dependendo do local onde os chilles são instalados é necessário dutos para canalização do ar quente de modo a impedir a entrada do ar quente nos condensadores.

Tratamento da água de processo e industrial:

Todos os circuitos de água do condensador (chillers de condensação a água) e evaporadores requerem algum tipo de tratamento de água. Isso ajuda a eliminar incrustações, corrosão e crescimento de bactérias.

No caso de evaporador de placas, obstruções em seus canais impedem a circulação da água que acaba congelando e danificando o evaporador devido ao aumento do volume quando a água congela.

 A água suja nos tubos e canais pode diminuir a eficiência da tubulação dos resfriadores. O monitoramento remoto também pode ser usado para qualidade da água e corrosão.

Carga de fluido refrigerante:

A quantidade real de resfriamento que um chiller pode fornecer dependerá de quanto fluido refrigerante está se movendo através do compressor. É importante manter o nível adequado de fluido refrigerante em todos os momentos. Vazamentos diminuirão a eficiência e a confiabilidade do sistema. Uma baixa carga de fluido refrigerante pode fazer com que o compressor trabalhe mais, para menos efeito de resfriamento

Fluxo de água:

Alterar a taxa de fluxo de água gelada afetará o desempenho do chiller. Uma taxa de fluxo muito baixa reduz a eficiência do resfriador e pode danificar o equipamento. A taxa de fluxo mínima é deve ser consultada no manual do fabricante, ver também as demais especificações para o correto funcionamento do chiller.

Agora, não importa o quão ocupado você esteja, é imperativo agendar um horário para a manutenção do chiller. Ignorar a manutenção prejudicará muito seus negócios a longo prazo, portanto, certifique-se de ter a manutenção diária agendada em seu calendário.

Para saber mais veja os posts:

A importância do projeto mecânico na construção de Chiller

Técnicas e ferramentas utilizadas por um projetista mecânico

O dia a dia de um projetista mecânico: Construindo Chiller

Construção de Chiller: O que é e como é feita?

Construção de Chiller: Do projeto à execução

Leave a Comment