Sistema de codificação: utilizando sistema mnemônico.

Não sabe o que é sistema de codificação utilizando sistema mnemônico? Então leia essas dicas que vão te auxiliar na compreensão e te tornando mais produtivo.

1 -Introdução

O sistema de codificação utilizado pelas organizações é uma extensão das técnicas mnemônicas, a ideia desse sistema é sistematizar, estruturar e organizar a criação de códigos utilizando as técnica ou sistema mnemônico.

Para saber mais sobre técnica ou sistema mnemônico nas organizações veja post clicando aqui.

2 – Estrutura e utilizando sistema de codificação

Para sistematizar, estruturar e organizar é importante ter em mente como podemos classificar algo em grupos e subgrupos, ou famílias.

Vamos pensar nas organizações, organizações com dito no post “Técnica ou sistema mnemônico nas organizações.” são as empresas, essas por sua vez necessitam organizar toda a sua estrutura, vamos restringir nesse momento o estudo da estrutura de uma empresa ao nível dos materiais como, matéria prima, produtos semiacabados e produtos acabados.

2.1 – Definição de grupo, subgrupo e família.

Para o nosso estudo grupo, subgrupo e família serão definidos como conjunto de elementos com características semelhantes.

2.2 – Classificando os grupos utilizando sistema mnemônico

Pensando no contexto acima podemos classificas os grupos da seguinte forma:

Grupo de matéria prima, neste grupo vamos reunir todos os materiais utilizados por uma empresa que sofrem algum tipo de transformação, o exemplo mais simples de matéria prima são as chapas metálicas, essas são adquiridas pelas empresas em blank ou bobinas e são transformadas em peças

Grupo de componente a catálogo, neste grupo vamos reunir todos os materiais que são adquiridos por uma empresa e não sofrem transformação, eles são utilizados nos processos da empresa ou são revendidos, um exemplo de componente a catálogo são os motores elétricos, os rolamentos, correntes etc. ou seja, esses componentes não são transformados em outros produtos, eles mantem suas características quando incorporados nos processos da empresa.

Grupo de componente a desenho, diferentemente do grupo de componente a catálogo, o componente a desenho é algo específico daquela empresa, para este caso é necessário produzir um desenho técnico com todas as informações técnicas necessárias para produzir determinada peça, imagine uma empresa que produz celulares, imagine a tampa traseira do celular que é uma peça bem simples do ponto de vista do consumidor, mas complexo do ponto de vista da empresa que necessita produzir essa peça, essa diferentemente de uma peça de componente a catalogo não pode ser adquirida através de um catalogo de um fabricante qualquer nos fornecedores comuns, essa peça tem características mecânicas, de designer, de textura e de cores únicas requeridas pela empresa, conseguiu compreender que não existe uma peça como esse no mercado? Ou seja, para a empresar adquirir essa peça com essas características ele deve elaborar um desenho técnico e posteriormente desenvolver um fornecedor para produzi-la.

Grupo de semiacabados, nada mais é do que o ajuntamento dos componentes dos grupos de matéria prima, de componente a catálogo e de componente a desenho, o grupo de semiacabado também pode ser chamando de kit, este kit pode ser algo pré-montado onde os componentes são montados e futuramente farão parte de uma outra montagem ou simplesmente os componentes soltos dentro de uma embalagem para futuramente fazerem parte de uma montagem.

2.3 – Classificando sistema de codificação de subgrupos

Vamos tomar como exemplo o grupo de matéria prima, dentro desse grupo podemos tonar a classificar os componentes em subgrupo de chapas metálica, subgrupo de tubos, subgrupo de elementos de fixação (parafusos, porcas, rebites etc.)  e se for necessário é possível tonar a classificar mais um nível de subgrupo.

Para cada grupo apresentado, grupo de matéria prima, grupo de componente a catálogo, grupo de componente a catálogo é possível criar subgrupos de acordo a necessidade da empresa.

No grupo de componente a catálogo, podemos criar subgrupo de elementos de fixação, subgrupo de rolamentos, subgrupo de elementos de transmissão, subgrupo de elementos para fluidos, subgrupo de elementos pneumáticos, subgrupo de elemento de medição, subgrupo de produtos químicos, subgrupo de elementos de estrutura, subgrupo de componentes elétricos, e assim por diante.

No grupo de componente a desenho é análogo ao subgrupo de componentes a catálogo, é possível criar subgrupo de elementos de fixação, subgrupo de rolamentos, subgrupo de elementos de transmissão, subgrupo de elementos para fluidos, subgrupo de elementos pneumáticos, subgrupo de elemento de medição, subgrupo de elementos de estrutura, assim por diante.

2.4 – Classificando sistema de codificação de famílias,

O grupo de família está relacionado produto acabado, ou seja, conjunto de peças ou máquinas que possuem as mesmas características diferenciando somente tamanha e capacidade, imagine motores elétricos, existe a família de motores a prova de explosão, a família de motores para redutores, a família de motores para máquinas de lavar etc.

Conclusão

Com o estudo desde material e do material técnica ou sistema mnemônico nas organizações, compreendemos com é fascinante e importante obtermos esses conhecimentos para o gerenciamento da empresa onde trabalhamos ou até mesmo da nossa própria empresa, com esses conhecimentos é possível organizada, estruturas e rastrear toda parte relacionada aos materiais e o mais importante, controlar em tempo real, dessa forma a tomada de decisão é mais assertiva.

Para saber mais … veja o post Sistema ERP – Enterprise Resource Planning

Leave a Comment