Sistema ERP – Enterprise Resource Planning

Introdução

O sistema ERP – Enterprise Resource Planning que traduzido significa planejamento de recursos empresariais é um sistema computacional com banco de dados utilizado pelas organizações para fazer o gerenciamento de toda a estrutura da empresarial.

Referente ao sistema ERP o nosso foco será voltado para o departamento de engenharia de projetos onde é necessário realizar o cadastro de materiais e criar listas técnicas utilizando o sistema de codificação e técnica mnemônicas.

O que é um sistema ERP – Enterprise Resource Planning?

Como dito anteriormente o sistema ERP – Enterprise Resource Planning faz o gerenciamento das organizações, esse sistema contém módulos destinados a cada departamento da empresa, há o modulo financeiro destinado a emitir nota fiscal, fazer o controle de conta a pagar e receber, há um modulo de RH – Recursos Humanos que faz o gerenciamento da folha de pagamento etc., há um modulo de MRP – Material Requirement Planning que é responsável por fazer o gerenciamento de materiais e produção e finalmente há um modulo de materiais onde nesse módulo é realizado o cadastro de todos os materiais e recursos da empresa.

Porque realizar o cadastro dos materiais no sistema ERP?

Como sabemos as empresas necessitam de planejamento e organização, e a melhor forma de executar um planejamento é automatizar e integrar os recursos da empresa utilizando o sistema ERP, como vimos no post sistema de codificação nas organizações utilizando técnica ou sistema mnemônico esse traz uma ideia de como realizar a organização dos materiais e dos recursos.

Com é feito o cadastro de materiais no sistema ERP?

Em temor práticos, antes de sair cadastrados os matérias é necessário observar os grupos, subgrupos e famílias conforme vimos no post sistema de codificação utilizando técnica mnemônicas, tendo observado esta estrutura e organização dos matérias é importante observar também a extensão da sua responsabilidade ao cadastrar os matérias, dependendo da empresa onde você atua, você pode ter uma tarefa mais simples de cadastras os materiais que seria definir o código mnemônico a ser utilizado, criar uma descrição para este código e em um campo especifico entrar com as especificações técnicas para do material.

Se sua responsabilidade de cadastrar os materiais for um pouco mais elevada, você poderá entrar ainda com informações relativas aos módulos de MRP – Material Requirement Planning, neste modulo você poderá indicar através de parâmetros se o material a ser cadastrado é produzido internamente, se for, indicar um roteiro de produção ou indicar que o material é um item que é produzido externamente por uma empresa terceirizada.

Se sua responsabilidade de cadastrar os materiais for um grau ainda mais elevado, você poderá entrar com informações relativas ao módulo do setor financeiros por exemplo, ou seja, entrar com dados relativo à classificação fiscal do material a ser cadastrado etc.

Os códigos de classificação fiscal são um ótimo exemplo de utilização do sistema de codificação utilizando técnica mnemônicas, pesquise mais sobre códigos de classificação fiscal.

Cadastro de lista técnicas no sistema ERP

A criação de códigos não está restrita somente para o cadastro de materiais, podemos também realizar o cadastro de listas técnicas obedecendo os mesmos critérios utilizados na criação dos castrados dos materiais.

Por que cadastrar lista técnicas sistema ERP?

Imagine a necessidade de produzir uma máquina qualquer, um fogão por exemplo, a nível de materiais o que é preciso para produzir um fogão? Para produzir um fogão será necessário chapa metálica para produzir as peças, tintas para pintar as peças, rebites e parafusos para unir as peças e assim por diante, o fogão é uma máquina simples com uma quantidade relativamente pequena de componentes para produzir um fogão, então a nossa lista de peças vai ser pequena, mas se você tiver vários modelos de fogões com características semelhantes, você vai criar várias listas técnicas distintas para cada modelo de fogão? Isso vai gerar demanda de muitas horas de criação de lista técncias, e não faz sentido se você tem um sistema ERP e conhece as técnicas de criação de códigos utilizando as técnicas mnemônicas.

Qual é a forma correta de criar lista técnica?

Vamos voltar ao exemplo da família de fogões, como vimos eles têm características semelhantes, ou seja, eles compartilham das mesmas peças, uma ou outra peça é exclusiva de um determinado modelo, sendo assim, da forma como agrupamos os materiais em grupos, subgrupos e famílias, podemos aplicar esses mesmos conceitos as listas técnicas.

Imagine que você esteja criam uma lista técnica chamada de kit boca do queimador pequeno, essa lista será composta da base e da tampa do queimador pequeno e uma outra lista técnica chamada de kit boca do queimador grande, essa lista também é composta da base e da tampa do queimador grande.

Agora para cada lista técnica de cada modelo de fogão você chama uma sublista kit boca do queimador pequeno e indica a quantidade que necessita e se for necessário também chama a sublista kit boca do queimador grande indica a necessidade que precisa.

Conseguiu compreender que com o auxílio da criação de sublista técnica você acaba sendo mãos produtivo ao replicar essa sublista em sua lista técnica? Fascinante não é mesmo?

Conclusão

Como temos visto no post técnica ou sistema mnemônico nas organizações e no post sistema de codificação utilizando técnica mnemônicas, a aplicação dessa técnica fundidas a um bom Sistema ERP – Enterprise Resource Planning nos proporcionam um bom nível de estruturação e organização gerando mais produtividade e controle.

Leave a Comment