Técnica ou sistema mnemônico nas organizações.

Introdução

Não sabe o que é técnica ou sistema mnemônico nas organizações? Então leia essas dicas que vão te auxiliar na memorização e na compreensão te tornando mais produtivo.

A palavra “mnemônico” é uma palavra de origem grega e significa memória ou relacionada à memória.

A técnica ou sistema mnemônico é uma ferramenta que auxiliar na memorização, na compreensão e na interpretação das informações contidas em seus códigos, auxiliando e tornando a vida de engenheiros e dos demais profissionais muito mais produtiva.

Onde encontramos a técnica ou sistema mnemônico nas organizações?

Sem perceber nos deparamos com a técnica ou sistema mnemônico todos os dias, seja nas organizações ou seja na vida do dia a dia; nas organizações a técnica ou sistema mnemônico é utilizado para caracterizar e rastrear os produtos de uma empresa, desde as matérias primas até os produtos acabados, já no dia a dia nos deparamos com esses códigos nos supermercados, nas autopeças ou ao comprar um produto específico na internet.

Compreensão das técnicas

Vamos focar a compreensão das técnicas ou sistema mnemônico nas organizações, veja um exemplo, uma organização é uma empresa e tudo dentro de uma empresa deve ser organizado e rastreado, vamos supor uma empresa montadora de veículos, essa recebe várias produtos ou matérias primas que são armazenados em seu estoque, na sequência em virtude das necessidades esses produtos são direcionados para a linha de montagem onde são montados e dão origem aos produtos acabados, os automóveis.

Todos os produtos ou matéria prima que chegam e entram no estoque de uma organização recebe um código, este código foi desenvolvido utilizando a técnica ou sistema mnemônico, onde esse código é cadastrado em um sistema de gerenciamento da empresa o ERP sigla que traduzida para o português significa Planejamento dos Recursos da Empresa.

Veja um exemplo técnica ou sistema mnemônico

Vamos a um exemplo, imagine quantos tipos possíveis de pneus uma montadora possui em seu estoque, vamos ignorar nesse momento os tipos de sistemas do tipo Kankan, Just in time etc. para facilitar a compreensão, imagine o código mnemônico 001.A.0001, com o auxílio da tabela abaixo vamos interpretar esse código, os três primeiro dígitos 001 indicam o modelo do pneu, a sigla “A” indica que esse pneu foi produzido na Alemanha e os quatro últimos dígitos 0001 indicam um sequencial que por sua vez determinam a rastreabilidade, ou seja,  vamos supor que o sequencial 0001 indica que este pneu foi produzido por um determinado operador em um determinado período de uma determinada semana mês e ano.

MODELO DO PNEUPAIZ DE ORIGEMSEQUÊNCIAL
001A (Alemanha)0001
001B (Brasil)0002
002A (Alemanha)0001
002B (Brasil)0002
003A (Alemanha)0001
003B (Brasil)0002

Neste exemplo simples você consegui compreender quando informação foi possível retirar do código mnemônico 001.A.0001? fascinante não é mesmo?!

Veja outro exemplo técnica ou sistema mnemônico

Vamos a um outro exemplo qualquer, imagine o código mnemônico 401B034001, o primeiro digito o número 4 significa que o produto que recebeu esse código é um item comercial adquirido em uma loja qualquer, os dois dígitos seguintes 01, indicam que este produto faz parte do grupo de elemento de fixação, a sigla “B” indica que este produto é de origem nacional (Brasil), os três dígitos seguintes 034 indicam que este produto faz parte do subgrupo parafusos e os três dígitos finais 001 indicam simplesmente um número sequencial para ser utilizado em sua rastreabilidade, a rastreabilidade permite identificar a localização do produto, este pode estar localizado no estoque, ou na linha de montagem, ou no setor de expedição, ou a caminha do endereço de entrega, ou por fim já se encontra no endereço de entrega.

Nesse exemplo foi possível agregar um maior número de informações e um conjunto de números (401B034001) relativamente pequeno, nele observamos a origem de aquisição do produto e do país onde esse código foi cadastrado, identificamos também a qual grupo e subgrupo esse produto pertence e pôr fim a rastreabilidade.

Para Saber mais

Para saber mais sobre como classificar e como utilizar técnica ou sistema mnemônico nas organizações veja o post Sistema de codificação utilizando técnica mnemônicas.

Leave a Comment